quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trabalho, cadê? Parte 2



Se tem uma coisa chata e desmotivante aqui na Irlanda é procurar emprego, QUE SACO!



Uma das coisas mais preocupantes e que torra a cabeça é o CURRICULUM! Esse sim é um amigo chato porém essencial.

Bom, vocês podem ser um bom garoto como eu e não mentir no curriculum, apenas traduzindo ele para Inglês e entregando.

Vocês também podem escolher por mentir no curriculum, eu particularmente dividi a mentira das pessoas em 3 níveis.

Mentira Nível 1: Você coloca que teve profissão em vários lugares no Brasil a sua escolha, a desculpa de quem faz isso é óbvia (experiencia), e também ninguém da Irlanda liga para o Brasil para confirmar a experiencia.

Mentira Nível 2: Você mente em relação a experiencia profissional tanto no Brasil quanto na própria IRLANDA. Sim! A cara de pau ou “desespero” nesse nível é tamanha, que as pessoas inventam até experiência local. A desculpa aqui vai da sua imaginação, aliás, a imaginação conta muito em todos os níveis da mentira no curriculum, já vi um currículo muito divertido, mas lembre-se que nesse nível você tem que estar preparado para o seu futuro empregador querer comprovar sua suposta experiência local.

Mentira Nível 3: Aqui não muda muita coisa das outras mentiras, a diferença é que nesse nível se faz um curriculum diferente para cada área que você vai procurar emprego, Ex: Se você quer entregar currículo em Hotéis, faz um currículo especifico falando de experiências no Brasil e na Irlanda, tudo com muita cautela, ou não. E nesse nível a mentira é tamanha também que as pessoas colocam amigos para se passar por “ex-empregadores” pelo telefone.

Não estou falando para mentirem no curriculum, até porque já disse que não faço isso, mas como fiz esse blog para ajudar as pessoas que vem para cá assim como relatar minha vida aqui, acho legal comentar isso, até por diversão. Kkkkkkkkkkkk... (Fim da parte 2)

Convivência, vivendo e aprendendo. Parte 2

Quanto a convivência com estrangeiros, bom não cheguei a conviver muito com estrangeiros mas posso falar uma coisa: A pouca convivência que tive com um Irlandês foi muito engraçada, ele não estava nem ai para nada; Fazia a casa rir o tempo todo; Arcava com todos os compromissos, apesar de fazer algumas besteiras como me falaram que ele já ficou tri louco de bêbado e mijou pela casa toda, ou de uma vez que ele ficou muito bêbado e trouxe pessoas estranhas para festejar na casa e no outro dia deram falta do videogame de um morador (ele pagou um videogame novo).

Outra nacionalidade que eu convivi foi com Koreanos (do Sul), morar com nacionalidades orientais principalmente do Japão, China e Korea é muito estranho, eles são muito tranquilos, não fazem festas, no máximo chamam uns amigos para um jantar e tal, eles ficam a maior parte do tempo dentro de casa, uma palavra-chave para eles é honestidade e respeito. 

Eles te respeitam ao máximo, é incrível com eles são muito curiosos também, ficam perguntando tudo e gostam de aprender sobre nossa cultura (assim como eu também gosto de aprender sobre a cultura deles), bem atenciosos oferecem tudo que fazem para nós experimentarmos. Com os compromissos da casa são bem sérios.

O problema deles é que algumas vezes eles são tão corretos que até os irlandeses tiram proveito deles, como vários problemas de contas da casa, e quando eu falo que “até os Irlandeses” é porque se for com brasileiro é pior ainda auehuaheuaheuhaue.

Falta um pouquinho da malícia brasileira neles, e eu que pensava que não tinha malícia... auehauehuaheuhae além disso, um outro ponto fraco neles talvez seja a higiene, não pessoal deles mas deles no coletivo, como limpeza geral. 

Sem mais detalhes, não quero ficar julgando uma nação também pelo que alguns são, esses são só exemplos do que eu passei aqui, não quero que pensem que estou generalizando nada, alem do mais, agora eu estou morando muito bem com 5 Brasileiro.

Então fica a dica: Respeito – Compromisso – Sacrifício